domingo, 2 de setembro de 2007

LEICA

Devido ao fato das atividades colaborativas envolverem diferentes indivíduos, apresentando diferentes tarefas de grupo e requisitos, o suporte a essas atividades é dificilmente oferecido por um sistema colaborativo simples.
Várias funcionalidades de comunicação, coordenação e cooperação podem ser necessárias para a realização de atividades colaborativas. Com isso, alguns sistemas de suporte ao trabalho cooperativo (sistema CSCW, Computer Supported Cooperative Work) procuram combinar diferentes funcionalidades de forma a oferecer um ambiente único e completo de suporte à colaboração [Gomes, R - Rivera, G - Courtiat, J].
Para oferecer aos usuários a capacidade de utilizar diferentes aplicações colaborativas independentes, O LEICA propõe um ambiente de integração dessas aplicações. O sistema LEICA permite que diferentes funcionalidades de colaboração sejam dinamicamente combinadas e controladas de acordo com as necessidades dos usuários.
A abordagem do ambiente LEICA tem como característica oferecer aos usuários das diferentes aplicações uma noção global de presença (awareness).
Uma motivação no desenvolvimento do LEICA foi os cenários de integração: uma ferramenta de navegação web colaborativa integrada a um chat, um e-learning, dentre outros trabalhos futuros.

Nenhum comentário: