sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Principais requisitos de um editor colaborativo e criticas ao GoogleDocuments

A edição colaborativa de documentos é uma tarefa muito comum hoje em dia. Os componentes dos grupos são frequentemente distribuídos sobre muitas posições e, na maioria das vezes, aguns nem se conhecem. As numerosas ferramentas de escrita colaborativa estão em crescente uso. O artigo [Design Issues and Model for a Distributed Mult-User Editor - Michael Koch] revela as exigências dos usuários quanto a um editor colaborativo.
O ideal de um editor colaborativo é que ele apresente as acaracterísticas de um editor de texto convecional. Os estágios naturais de um editor de texto também tem que ser atendidos: planejameto, migração do que foi planejado para texto e revisão. O problema é que diferentes grupos fazem diferentes estruturas de edição. Espera-se, portanto, que o editor colaborativo suporte edições simultaneas de colaboradores. Um benefício significativo é o editor manter o mecanismo de versões para documentos, em especial para projetos longos. O GoogleDocuments mantêm o controle de versão e também suporta que dois membros do grupo façam edições no mesmo texto. Inclusive avisa aos membros que existe outra pessoa editando o documento e oferece a opção de atualização do texto. Uma sugestão de melhoria dessa ferramenta de controle de versão é realçar as mudanças feitas por outros membros, inclusive indicar o autor das mudanças.
Também é esperado que um editor colaboratvo apresente interação e cooperação. Como exemplo, tem-se a edição privada, onde o autor muda parte do texto mas não quer que outras pessoas vejam suas melhoras até que sejam terminadas. Uma comunicação entre os autores é um outro fator muito importante. Se essa comunicação entre os membros do grupo for eficaz, a compreensão compartilhada das tarefas é compreendida mais facilmente. Além disso, tem que haver possibilidades síncronas, assincronas, um para um e um para muitos, em uma comunicação. Infelizmente o GoogleDocuments falha nesse quesito, uma vez que não permite que um membro reserve suas alterações no texto. Uma característica desejável para o GoogleDocuments é fornecer algum mecanismo para interagir com outros aplicativos que permitam a comunicação entre membros do grupo, em especial para edições simultâneas do mesmo documento. Por exemplo, interação com um programa de bate-papo, conferência de voz, conferência de vídeo, etc...
Além das características citadas, é de suma importância que um editor colaborativo tenha mecanismos de awarenes para o sucesso da colaboração. Isto significa que os autores estão cientes das ações dos outros autores e de tudo mais que é de seu interesse no projeto. Para estabelecer awareness é necessário informação sobre eventos concorrentes e sobre o hitórico de eventos. O GoogleDocuments mostra ao autor se existe algum outro membro editando o documento, entretando era desejado uma forma mais eficaz de tratar edições simltaneas, como por exemplo, a abertura dos dois documentos e atualizações das edições automaticamente.
Em conclusão, o artigo abrange exigências dos usuários para um editor em grupo. Entretanto aplicar todos esses requerimentos numa ferramenta WEB não é uma tarefa trivial. Em análise ao GoogleDocuments, vimos que ele não atende alguns requerimentos. Por exemplo o seu editor falhou quanto a algumas características padões, como ferramentas justificar, tabulações e tamanho de páginas. Além disso, era esperado que o controle de versão indicasse no documento as mudanças feitas e os autores. O GoogleDocuments não permite integração com outros sitemas CSCW.

2 comentários:

Diana Guimaraes disse...

oi

eu sou estudante e tou fazendo um trabalho sobre edição colaborativa.

nao sei muito sobre o assunto
voce pode me dar uma ajuda?

Precisava de saber o nome de alguns programas, as suas caracteristicas e onde é que uns sao melhores que os outros.

espero que me possa dar uma ajuda

Muzka disse...

Eu tambem precisava de alguma ajuda.. Nos mesmos parametros que a utilizadora Diana.

Obrigado